As dinâmicas de
grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em
diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um
retorno dos dados necessários.
Geralmente criativas e atrativas que possam desenvolver nas pessoas um lado descontraído e critico.
Geralmente criativas e atrativas que possam desenvolver nas pessoas um lado descontraído e critico.
Eu sou o outro
Passos
1-
Dividir o grupo em duplas (preferencialmente em duplas que não se conheça).
2- Pedir
que conversem a respeito de si, seus gostos, seus desejos, suas esperanças, sua família, sua
casa, seu trabalho, etc.
3- Depois de
alguns minutos reúnem-se todos e cada um vai se apresentar, mas dizendo as
coisas do outro como se fosse eu (Exemplo: apresentando o "fulano" =
Eu me chamo "fulano" e gosto de passear, etc.).
Avaliação
1- Como é
apresentar o outro?
2- É fácil me colocar no lugar do outro?
Dinâmica Inicio
do Ano Letivo - O país imaginário - Normas e Regras para Alunos
Essa dinâmica
para o inicio de ano letivo tem por objetivo levar as alunos a perceberem que os
direitos também são baseados em necessidades. Desenvolve
o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais:
Folhas de papel; marcadores.
Procedimento:
Os professores dividem as os alunos em grupos de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina
que descobriras um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia
leis nem regras. Tu e os outros membros do teu grupo serão os pioneiros nesta
nova terra. Não sabes que tipo de estatuto vais ter lá.”
Individualmente,
o aluno escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para
toda as pessoas que vão habitar este país.
Assim, o
professor pede para as pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa
lista de 10 direitos que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão
dar um nome ao país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua
lista.
Cada grupo
apresenta a sua lista aos outros estudantes.
Se houver
direitos que surjam repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma
cruz.
Depois de todos
os grupos terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se
houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta
lista pode ser totalmente racionalizada?
Poderão
direitos semelhantes estar agrupados em conjunto?
Quão perto da
realidade estará esta lista?
No que o grupo
se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o
trabalho nos grupos?
Como avaliam a
atividade?
Que lições e
aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os
alunos tem boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da
dinâmica.
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