CONTRATO PEDAGÓGICO
CONTRATO PEDAGÓGICO
REPENSANDO O ESPAÇO DA SALA DE
AULA
O que é ser
um aluno?
Quem é o aluno? Quem é o Professor?
O que é ser
um aluno do Ensino Médio Modalidade Normal (Curso Formação de Professores)?
O que o
aluno busca neste curso? O que este ambiente requer? Qual a dinâmica deste curso?
O que está
envolvido no processo ensino-aprendizagem? Quais personagens são fundamentais
neste processo? Que fatores são importantes na construção desse processo?
A natureza
do ato de ensinar envolve o aprender. Assim como, o ato de ensinar envolve compreender
como se aprende e não apenas como se ensina.
Professor –
Mediador do processo
Aluno –
Sujeito ativo
A
aprendizagem requer compreensão do conhecimento por parte do aluno, a troca de
vivências e por conseqüência de saberes, a apropriação desse conhecimento, a
aplicação, transformação e construção de outro – AUTONOMIA INTELECTUAL.
APRENDER,
TROCAR, CONSTRUIR não é só assistir às aulas, mas “assistir” informando-se,
pesquisando, exercitando e se instruindo. Sem esquecer de realizar as relações,
perceber a teia do conhecimento. A ação de aprender não é passiva.
O ato de
aprender não é “mágico”, ocorrendo sempre de forma espontânea, esse ato requer
também rotina, disciplina, determinação, criatividade e curiosidade! Educar o
“olhar”.
O ato de
aprender necessita o envolvimento do professor e do aluno. Se faz necessário:
Professor – Presença
mediadora na problematização, construção e elaboração da síntese.
Aluno – Presença
atuante na problematização, construção e elaboração da síntese.
A construção
do conhecimento por parte do aluno vai acontecer no memento operacional, de
pesquisa, de estudo individual, de seminário, de exercícios etc. Todas essas
atividades necessitam de leitura, interpretação, raciocínio, expressão oral,
expressão escrita, seriedade, disciplina, cooperação e autoavaliação.
O que é o Contrato Pedagógico?
Trata-se da relação
professor/aluno/saber.
O contrato didático é “o conjunto
de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de
comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que
“expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por
intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem
influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber
sofre influência de fatores externos.
O contrato didático é um tipo de jogo no
qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da
tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. Assim, percebe-se que o
aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha
com responsabilidade alcança a maturidade e autonomia. Cada
vez que na sala de aula vivenciamos o processo de ensinar e aprender, se
instala um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento, mediado
pelo professor.
Esse contrato Pedagógico envolve o aluno
(sujeito da sua aprendizagem), o professor (mediador, importante lembrar que
este mediador faz parte do processo, não é alguém que fica de fora observando e
“deixando que de forma espontânea” o processo ocorra) e o conhecimento (não
esquecer que ambos, professores e alunos têm uma bagagem de conhecimento).
Esse acordo, esse Contrato Pedagógico é de
responsabilidade de todos os contratantes. Por isso ele deve ser construído
coma presença de todos os contratantes, o acordo é recíproco.
As ações do aluno no contrato:
Colaborar com o professor,
Sustentar as situações colocadas por ele,
Colaborar com os colegas,
Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,
Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.
Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar no
IECD,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa
pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.
¨
Conhecimento: é o saber.
Conceitos, informações, teorias, fatos...
¨
Habilidade: é o saber
fazer. É a aplicabilidade do saber,
uma relação entre a teoria e a prática.
¨
Atitudes: é o saber
ser, o saber conviver. Atitude
profissional calcada em valores e na ética.
Adotar posturas positivas,
Assumir com seriedade
o seu papel no contrato pedagógico,
Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,
Exigir o cumprimento do contrato pedagógico,
Ocupar
seu espaço e dar sugestões para o crescimento da turma,
Valorizar
as iniciativas que visem incrementar o contrato
– aluno e professor.
AGORA,
EM GRUPO, VOCÊS VÃO LEVANTAR ALGUMAS SUGESTÕES PARA O NOSSO CONTRATO
PEDAGÓGICO:
What is a good card game? - Dr.MCD
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