segunda-feira, 12 de março de 2012

CONTRATO PEDAGÓGICO



CONTRATO PEDAGÓGICO





CONTRATO PEDAGÓGICO
REPENSANDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA

O que é ser um aluno? 
Quem é o aluno? Quem é o Professor?
O que é ser um aluno do Ensino Médio Modalidade Normal (Curso Formação de Professores)?
O que o aluno busca neste curso? O que este ambiente requer? Qual a dinâmica deste curso?
O que está envolvido no processo ensino-aprendizagem? Quais personagens são fundamentais neste processo? Que fatores são importantes na construção desse processo?

A natureza do ato de ensinar envolve o aprender. Assim como, o ato de ensinar envolve compreender como se aprende e não apenas como se ensina.

Professor – Mediador do processo
Aluno – Sujeito ativo
A aprendizagem requer compreensão do conhecimento por parte do aluno, a troca de vivências e por conseqüência de saberes, a apropriação desse conhecimento, a aplicação, transformação e construção de outro – AUTONOMIA INTELECTUAL.
APRENDER, TROCAR, CONSTRUIR não é só assistir às aulas, mas “assistir” informando-se, pesquisando, exercitando e se instruindo. Sem esquecer de realizar as relações, perceber a teia do conhecimento. A ação de aprender não é passiva.
O ato de aprender não é “mágico”, ocorrendo sempre de forma espontânea, esse ato requer também rotina, disciplina, determinação, criatividade e curiosidade! Educar o “olhar”.
O ato de aprender necessita o envolvimento do professor e do aluno. Se faz necessário:
Professor – Presença mediadora na problematização, construção e elaboração da síntese.
Aluno – Presença atuante na problematização, construção e elaboração da síntese.

A construção do conhecimento por parte do aluno vai acontecer no memento operacional, de pesquisa, de estudo individual, de seminário, de exercícios etc. Todas essas atividades necessitam de leitura, interpretação, raciocínio, expressão oral, expressão escrita, seriedade, disciplina, cooperação e autoavaliação.



O que é o Contrato Pedagógico?
    Trata-se da relação professor/aluno/saber.
  O contrato didático é “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.
O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade alcança a maturidade e autonomia. Cada vez que na sala de aula vivenciamos o processo de ensinar e aprender, se instala um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento, mediado pelo professor.
Esse contrato Pedagógico envolve o aluno (sujeito da sua aprendizagem), o professor (mediador, importante lembrar que este mediador faz parte do processo, não é alguém que fica de fora observando e “deixando que de forma espontânea” o processo ocorra) e o conhecimento (não esquecer que ambos, professores e alunos têm uma bagagem de conhecimento).
Esse acordo, esse Contrato Pedagógico é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso ele deve ser construído coma presença de todos os contratantes, o acordo é recíproco.
As ações do aluno no contrato:
Colaborar com o professor,
Sustentar as situações colocadas por ele,
Colaborar com os colegas,
Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,
Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.
Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar no IECD,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

¨      Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos...

¨      Habilidade: é o saber fazer.  É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática.

¨      Atitudes: é o saber ser, o saber conviver.  Atitude profissional calcada em valores e na ética.

Adotar posturas positivas,
Assumir com seriedade  o seu papel no contrato pedagógico,
Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,
Exigir o cumprimento do contrato pedagógico,


Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da turma,
Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato  – aluno e professor.

AGORA, EM GRUPO, VOCÊS VÃO LEVANTAR ALGUMAS SUGESTÕES PARA O NOSSO CONTRATO PEDAGÓGICO:


Um comentário:

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